Bahia
Mulheres do MST ocupam quatro sedes da CONAB na Bahia
Mulheres trabalhadoras rurais ligadas ao MST ocuparam desde a madrugada desta terça-feira (5) as sedes regionais da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) localizada nos municípios de Entre Rios, Ribeira do Pombal, Itaberaba e Santa Maria da Vitória. As ocupações fazem parte da Jornada de Luta do MST alusivas ao Mês da Mulher, cuja data maior é o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Além da ocupação das sedes da Conab, outras 1.200 mulheres do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras) ocuparam, também na madrugada desta terça-feira três áreas de plantio de eucalipto nos municípios de Itabela e Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do Estado. Já no município de Camamu, na Região do Baixo Sul, 400 mulheres do MST ocuparam a Fazenda Cutrosa.
Conforme explicou Beth Rocha Souza, líder nacional do MST na Bahia, as principais reivindicações das mulheres é a assistência do governo para os assentamentos que perderam toda a produção por causa da seca, a distribuição de cestas básicas por parte da Conab, que não é feita há mais de um ano e a renegociação das dívidas dos assentamentos, também com a Conab, que se encontra paralisada.